Tudo começou no ano de 1954, quando eu tinha apenas 13 anos de idade.Trabalhava no IBPT-Instituto de Biologia e Pesquisa Tecnológica em Curitiba-Pr,como laboratorista.Um determinado dia um colega de trabalho,que era um Químico,presenteou-me com alguns ovos de faisão prateado,espécie muito rara na época e também uma chocadeira confeccionada em madeira.Começava então o melhor hobby da minha vida e a partir desse dia não parei mais de criar essas belas aves.
Com o passar dos anos,importei diversos faisões e aves de outras espécies,algumas bem raras.
Minha preocupação na época,era ter mais de um casal de cada espécie,pois,em caso de perda,era muito difícil conseguir outra ave para repor.
A partir de 1993,o IBAMA publicou diversas Portarias e Instruções normativas,com o intuito de regulamentar a criação de animais silvestres e exóticos em cativeiro.Portanto,a partir dessa data nasce o Criadouro Paraíso das Aves,devidamente registrada no IBAMA sob o Número-187.495,e demais orgãos competentes para o seu funcionamento.
O Criadouro está localizado na região metropolitana de Curitiba-Pr.,com uma área construída de 14 mil metros quadrados,com viveiros projetados para cada espécie de ave,das quais 49 de Psitacídeos,30 de Phaesanídeos e 03 de anatídeos.

JOÃO JURANDIR DE SOUZA.

bbbbbbbbbbb